terça-feira, outubro 20

Tanzânia cita medidas para combater assassinato de albinos


O representante da Tanzânia junto às Nações Unidas afirmou que o governo do país está tomando medidas para combater o assassinato de pessoas com albinismo.

Em entrevista à Rádio ONU, o embaixador Tuvako Manongi citou a punição aos responsáveis por tais crimes, o trabalho com líderes religiosos e comunitários além da educação nas aldeias.

O 1º Dia Mundial de Consciencialização do Albinismo foi assinalado no dia 13 de junho deste ano.
Na altura, o alto comissário da ONU para Direitos Humanos, Zeid Al Hussein, afirmou que a data era "uma oportunidade de celebrar os talentos e conquistas das pessoas com albinismo e de união à luta contra os desafios que eles enfrentam”.

Em mensagem, o representante declarou que em todas as sociedades, bebés nascem com albinismo por causa de genes recessivos em ambos os pais. Entender como é o funcionamento desta alteração genética contribui para a desmistificação da mesma entre a população. 

Destaca ainda que em todo o mundo, essas crianças têm “grande probabilidade de enfrentar assédio, preconceito e até violência por conta de estereótipos baseados na cor de sua pele”.

Em junho de 2015, o Conselho de Diretos Humanos da ONU nomeou Ikponwosa Ero como a primeira especialista independente sobre os direitos humanos das pessoas com albinismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário